Recorde: MS colhe mais de 13 milhões de toneladas de soja

Recorde: MS colhe mais de 13 milhões de toneladas de soja

Produção industrial cai 2,4% de fevereiro para março
Governo de Mato Grosso do Sul suspende desestatização da MSGÁS
Governo de MS prorroga pagamento de ICMS de bares e restaurantes por 90 dias

O agro não parou durante a pandemia e os resultados são: mercado aquecido e oferta recorde. Dados da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) e da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS) divulgados nesta terça-feira (27) mostram que o Estado de Mato Grosso do Sul, importante player nacional, colherá 13,3 milhões de toneladas de soja nesta temporada 2021/22.

A produção de soja em Mato Grosso do Sul bate mais uma vez o próprio recorde. O volume final alcançou 13,3 mil toneladas, 18% maior que na última temporada. A produtividade média ponderada da oleaginosa foi de 62,8 sacas por hectare, 13% superior frente ao ciclo 2019/2020. Divulgados nesta terça-feira (27), os dados fazem parte do levantamento da equipe técnica do Projeto SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), desenvolvido em parceria entre Sistema Famasul, Aprosoja/MS e Governo de MS.

A área total de soja no estado alcançou a marca de 3,5 hectares, aumento de 4% comparado à última safra. O desempenho elevado de municípios como Maracaju, Sidrolândia, Ponta Porã, Dourados e Rio Brilhante, na região sul, que representa mais de 60 % da área plantada no estado, fez com que a produtividade alavancasse nessa temporada.

“A consolidação favorável do encerramento da safra de soja no estado é reflexo de uma semeadura dentro do período considerado ideal e, principalmente, do empenho e sustentação por parte dos produtores que, na tomada de decisão, souberam lidar com os desafios agrícolas nesta temporada, fruto de tecnificação e gestão de negócio”, destaca o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

No ranking nacional, Mato Grosso do Sul está no 5º lugar em área e produção, com um “grande horizonte de expansão para os próximos anos”, complementa.

Da redação, com informações da Famasul

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: